Em Parnamirim a Prefeitura, a Secretária de Educação, Conselho Tutelar e a Promotoria da Criança e do Adolescente, promoveram na tarde de ontem (19), no Auditório Clênio José dos Santos, palestras sobre o trabalho desenvolvido no município no combate à exploração sexual de criança e adolescentes.
No dia 18 de maio de 1973, um crime bárbaro que chocou o país, no estado do Espírito Santo, na cidade de Vitória o ‘caso Arceli’. E, devido à repercussão deste crime bárbaro foi instituído a Lei 9.970/2000, para chamar a atenção da sociedade para o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
E, nesta tarde, a Secretaria de Educação, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, entre outros parceiros que compõem a rede de proteção realizaram uma grande mobilização.
Os gestores pedagógicos e coordenadores trabalham nas unidades municipais de ensino a prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O tema foi abordado pela conselheira dos conselhos tutelares 1 e 2 , Maria Jucineide da Silva que falou sobre o trabalho realizado no município. A assistente social da Maternidade Divino Amor, Renata Rocha, comentou sobre como é feito o trabalho de acolhimento que é desenvolvido na maternidade . Já o advogado Dr Luiz Paulo Silva e representante do Comdica, fez uma apresentação a respeito do fluxograma sobre a temática abordada. A psicóloga Catarina Sales abordou os assuntos sobre os cuidados emocionais pós-trauma e apresentou a cartilha Cacá com a temática : ‘Na Prevenção do Abuso Sexual Infantil’.
Estiveram também presentes a promotora da Infância e Juventude da comarca de Parnamirim Excelentíssima Dr(a) Gerliana Maria Araújo Rocha, Vereadora Rhalessa de Clénio e a secretária adjunta da Educação, Delmira Dalva.
Ainda na ocasião o professor e poeta tocador José Acaci recitou versos e entoou no violão poesias a respeito do tema abordado.