A força-tarefa montada pela Prefeitura de Parnamirim, envolvendo todas as secretarias do município realizou mais uma reunião, nesta terça-feira (5), para definir novas medidas a serem tomadas, de caráter emergencial, em função das fortes que caem no município. Além disso, foram discutidas medidas de médio e de longo prazos para serem realizadas no pós-desastre.

Estavam presentes na reunião, os secretários de Segurança, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Sesdem), Marcondes Pinheiro, de Assistência Social (Semas), Alda Leda e a adjunta, Marta Lopes, de Meio Ambiente (Semur) Charles Quadros, de Obras Públicas (Semop) Flávio Leal, além da adjunta de Serviços Urbanos (Semsur), Rárika Bastos.

De acordo com o chefe do Gabinete Civil Homero Grec, ficou acordado, a partir da reunião, que será feito um mapeamento de todas as 23 lagoas do município e de todos os pontos de alagamentos. A partir daí será elaborado um relatório e um diagnóstico para cada tipo de problema.

Com este diagnóstico, juntamente com o decreto de calamidade pública, será encaminhado um formulário específico ao governo federal, no sentido de solicitar ajuda financeira para várias intervenções de obras estruturantes que deverão ser realizadas no município para solucionar as demandas a médio e longo prazos.

Paralelamente a isso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou o mapeamento de todas as bombas que devem ser adquiridas e as que devem ser recuperadas, e em um prazo de até uma semana, elas deverão estar funcionando. 

O secretário destacou ainda a ação ininterrupta de todos os agentes envolvidos na força-tarefa, que inclui o resgate de famílias desabrigadas e o realocamento das mesmas em escolas do município. 

“Estamos trabalhando incansavelmente para amenizar os impactos das chuvas. Nossas equipes estão nas ruas auxiliando no que for preciso para atender a população”, destacou.

Fonte PMP

Texto Saulo Tarso de Castro