A Guarda Municipal de Parnamirim, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPAM) resgatou, nessa quarta-feira (10) animais silvestres e domésticos em uma casa no bairro de Emaús, após denúncia de maus tratos encaminhada ao Centro de Operações Integradas (COI).

Ao chegar ao local, os agentes de segurança identificaram a existência de várias espécies de pássaros em situação precária de sobrevivência, além de cães em situação de maus tratos. No local, foi constatada também as condições insalubres, com infestação de ratos, entulho e uma saída de esgoto que dá para frente da casa. 

Entre os animais silvestres resgatados estavam uma Arara-Vermelha, que estava sem a anilha de identificação, de uso obrigatório e um Araçari-de-Bico-Branco. Além disso, o proprietário do criadouro não possuía documentação necessária.

O dono do local e um funcionário foram presos e levados para a delegacia para prestar esclarecimentos. Os pássaros resgatados foram encaminhados para o IBAMA, já os cães foram entregues aos cuidados de uma instituição de cuida de animais.


Fonte: PMP

Texto: Saulo Tarso de Castro