A quinta-feira (18) entra para a história da cidade de Parnamirim e da Guarda Municipal. Nesta semana, o município recebe o segundo grupamento especializado da Guarda Municipal, órgão da estrutura interna da Prefeitura, a Ronda Maria da Penha. O primeiro foi o grupamento ambiental.
Os servidores da GM passaram por uma formação, na Câmara Municipal, que capacitou um grupo de mais de 20 agentes a atuar com qualidade e preparo em situações que ensejem ações específicas de atendimento à mulher vítima de violência doméstica, por exemplo. O grupo foi preparado para atender a população de forma integrada com outros órgãos de ação específica, como juizados de violência contra a mulher, promotorias e delegacias especializadas. A missão de passar parte do conteúdo ficou por conta da tenente-coronel Soraia Castelo Branco.
Para o comandante da Guarda Municipal, Capitão Torres, a capacitação foi muito relevante e representa uma oportunidade ímpar de conhecimento para o atendimento adequado das ocorrências referentes ao tema. “Hoje é um marco no serviço público de Parnamirim. Nossa Guarda é incluída como um dos equipamentos de combate à violência contra a mulher. É, sem dúvida, um turn over na história da instituição”, disse orgulhoso.
Para o secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim, Coronel Marcondes Pinheiro, a quem a Guarda Municipal responde, a conclusão do curso sobre a execução da Lei Maria da Penha significa dizer que esta equipe da Guarda vai trabalhar na proteção às mulheres com medida protetiva e na prestação de atendimento em situações de maus tratos.
Ainda nesta quinta-feira (18), a Guarda Municipal deve receber a nova viatura que será usada na Ronda Maria da Penha.
Fonte: PMP
Texto: Joel da Costa Camara Neto
Foto: Aristeson Alves