Você já ouviu falar em Olimpíada de Satélites? Essa olimpíada que visa promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia, está em seu 1º ano de realização, e conta com a participação de alunos do Rio Grande do Norte já classificados para a sua terceira fase de execução.
Esta fase contará com o lançamento de balões estratosféricos a partir do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), localizado no CLBI (Centro de Lançamento da Barreira do Inferno), no dia 02 de setembro de 2022. Os alunos envolvidos nesta fase são: Heber Luiz da Silva Maia, Milanna Rubielly Silva de Medeiros, Samuel Oliveira de Paiva e Evellyn Albuquerque de Sousa, integrantes da equipe Delta da Escola Estadual Santos Dumont, liderados pela professora de física Ana Karollina.
A proposta inicial do Projeto Educacional da Equipe Delta, desenvolvida no Laboratório de Física Santos Dumont, é a “Detecção de vida no espaço”. A proposta sofreu adaptação para a 2ª fase e agora trabalha com o tema a “Detecção e manutenção de vida a 35 km de altitude”.
Os eventos da região Norte e Nordeste foram unificados devido ao número de equipes participantes da Região Norte. No entanto, ocorrerá o lançamento de dois balões, um para a região Norte e outro para a região Nordeste.
Além da professora coordenadora Ana Karollina, colaboram com o projeto os professores George Santos Marinho (Professor em Engenharia Mecânica, UFRN); Gilvan Luiz Borba (Professor em Geofísica, UFRN); Luiz Henrique Gomes da Silva Santos (aluno da Geofísica, UFRN; ex-aluno EESD); Manilo Soares Marques (Professor em Geofísica, UFRN); Maria de Fátima Almeida Pereira (Professora em Língua Portuguesa, EESD) e Priscilla Sabino Amorim de Araújo (Bióloga).
Vale salientar que o Laboratório de Física Santos Dumont funciona dentro de uma escola pública Estadual e vem sendo premiado em concursos e feiras ao longo de seus 3 anos de atividade sob a coordenação da professora como:
– O primeiro lugar nacional na categoria ensino médio da Primeira Feira Virtual do Centro Vocacional Tecnológico Espacial;
– Medalhistas ouro na Mostra Brasileira de Foguetes;
– Primeiro lugar na Olimpíada de Foguetes de Garrafa PET do CVT-E;
Além de promover eventos educacionais ao longo do ano letivo.
Um dos desafios enfrentados hoje é a busca de patrocínio para viabilizar um convite para que participem da 35ª. Jornada de Foguetes, a ser realizada em Barra do Piraí, RJ, de 5 a 8.dez.2022, em decorrência do bom desempenho da Escola na 16ª. Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).