As aulas de dança e canto para várias turmas da Fundação Parnamirim de Cultura tiveram início na manhã desta quarta-feira (5), no Teatro Paulo Barbosa da Silva, na área externa do Parque Aluízio Alves, bairro da Cohabinal. Para a presidente da FUNPAC e vice-prefeita Katia Pires esse foi um momento de alegria. “Nos alegra muito retornar neste dia, recebendo nossas crianças e seus familiares, pais, mães, avós e ver os sorrisos de todas elas”, disse.
Para Kátia Pires esse é um momento de gratidão em poder oferecer aulas para seis turmas em várias modalidades como Balé Clássico, Balé Contemporâneo, Jazz, Capoeira, Danças Urbanas e, claro, o Forró. “Nós procuramos ocupar todos os espaços que tínhamos disponíveis, tanto no teatro, como na área externa e em breve estaremos também com uma nova turma na Pracinha do lazer no Jokey Clube. Em breve nós estaremos nas escolas, principalmente as que ficam mais distantes do nosso teatro, dando oportunidade a outras crianças do município”, completou.
Estão matriculadas cerca de 596 crianças a partir dos 5 anos e há outras 150 vagas para as aulas que acontecerão na Pracinha de Lazer. Outra grande novidade deste ano é que os adultos também poderão se matricular para aulas de dança e canto.
A Funpac organizou tudo com muito carinho, criando um ambiente agradável ligado à cultura, em conjunto com a equipe do artista plástico Luís Carlos, onde as crianças poderão fotografar, fazer selfie e levar as fotos de lembrança para casa. As aulas de dança acontecem nas segundas, quartas e sextas nos turnos da manhã e tarde e as de canto, na segunda e quarta, também nos turnos da manhã e tarde.
Segundo a presidente da Funpac, Kátia Pires, os pais que ficarem esperando seus filhos passarão por oficinas onde já existe uma sala especial para esse fim. Hoje o tema da palestra é inteligência emocional.
A Master Coach Larissa Oliveira, que faz parte da equipe da Fundação, montou um projeto com três mini cursos para os pais dos alunos, de análise de perfil comportamental, de fortalecimento da identidade e de negócios para trabalhar o lado emocional e racional deles.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo, seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. É praticada desde os tempos pré-históricos. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade e também hoje é um ofício.
Dançar transforma vidas. Além da sua expressão artística, a dança pode ser utilizada para o autoconhecimento, lazer, potencialização da criatividade e como forma de comunicação, já que as pessoas, a vida e o mundo se expressam através de movimento.
A arte da dança é celebrada no dia 29 de abril já instituída há 40 anos. A data foi criada pelo Comitê de Dança do Instituto Internacional do Teatro da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Para mais informações sobre as aulas basta se dirigir à Fundação Parnamirim de Cultura que fica no Teatro Paulo Barbosa das Silva no Bairro da Cohabinal ou ligar para o número (84) 9 9156 2787.
Fonte: PMP
Texto: Marciano Costa
Foto: Ney Douglas